+ NOTÍCIAS
Notícias & Matérias  
A biometria digital é um sistema denominado "CFC DIGITAL", desenvolvido pela ABNote, com os mais elevados padrões de qualidade e tecnologia biométrica disponíveis atualmente.
leia mais

Biometria: o caminho do futuro

A biometria digital é um sistema denominado "CFC DIGITAL", desenvolvido pela ABNote, com os mais elevados padrões de qualidade e tecnologia biométrica disponíveis atualmente. Ele tem como objetivo a identificação e a confirmação de que o aluno que se cadastra no DETRAN é o mesmo que comparece às aulas teóricas e práticas no Centro de Formação de Condutores.

Segundo Márcio de A. Lima - programador membro da equipe de desenvolvimento do CFC DIGITAL e Diretor da Megamidia, empresa que atua na área de sistema de auto-escolas desde 1994, o processo de implantação do CFC DIGITAL envolve a adequação dos Postos do DETRAN/RJ; o recadastramento dos instrutores (coleta de digtal nos postos); adequação dos computadores das CFCs, aquisição dos aparelhos estipulados pelo DETRAN/RJ para as CFCs; e a instalação do Programa "CFC DIGITAL" fornecido pelo DETRAN/RJ.

Márcio Lima avalia que as auto-escolas são, sem dúvida, as maiores beneficiadas com o sistema, Ele explica que várias vantagens serão obtidas diretamente com a implatação deste projeto, apontando como a principal delas uma "igualdade" no atendimento ao aluno, pois sendo obrigatório o cumprimento da carga horária exigida, nenhum Centro de Formação de poderá oferecer "facilidades".

O Diretor da Megamidia enumerou outros beneficios para o CFC DIGITAL.

1. Para o Estado ( DETRAN ):
"A moralidade, a segurança do Código de Trânsito Brasileiro estar sendo cumprido e coseguentemente a diminuição de acidentes de trânsito devido à maior conscientização, tanto do novo motorista, quanto de quem renova ou realzia o curso de real infrator".

2. Para o Aluno:
"para o aluno e seus responsáveis, a garantia de que não serão enganados com falsas "facilidades", que em verdade, só irã trazer prejuízos. Com este sistema eles terão o curso a que têm direito, realmente ministrado por instrutores credenciados, proporcionando assim uma real formação de um condutor consciente para se incorporar ao sistema de trânsito".

3- Para as CFCs:
"Considero que tudo isso irá trazxer algo que as auto-escolas no Estado do Rio estão realmente precisando há muito tempo: A VALORIZAÇÃO DOS SEUS SERVIÇOS e é claro por consequência, um necessário reajuste nos valores cobrandos".
O prazo final para a aquisição e implantação dos equipamentos para o sistema CFC DIGITAL ainda será determinado pelo DETRAN/RJ.